Pratos Principais

Especialidades Regionais


  • 1

    Maranhos



    Os maranhos são uma especialidade da cozinha tradicional portuguesa, em especial da região da Beira Baixa, mais concretamente da sua zona ocidental, conhecida por região do Pinhal, correspondente à sub-região estatística do Pinhal Interior Sul, constituída pelos municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Pampilhosa da Serra.

    O maranho consiste num pequeno saco feito de um bocado de bucho de cabra, recheado com carne de cabra, cebola, presunto e arroz e fortemente condimentado com hortelã, colorau, salsa, etc.

    De salientar que em cada uma das zonas referidas, os temperos são diferentes podendo haver algumas diferenças no paladar.

    fonte: wikipedia

  • 2

    Bucho Recheado



    O Bucho Recheado é feito a partir do estômago do porco que se recheia apenas com o lombo, a sua carne mais nobre, pão e ovos.

    Esta receita poderá ter sido criada ou apurada no antigo Mosteiro de São Pedro de Folques, fundado há cerca de dez séculos. Sabe-se do gosto dos monges pela boa mesa e das facilidades de acesso a produtos que o povo usava com contenção, como as carnes magras e os ovos. Por isso não é difícil imaginá-los a adaptar aos seus paladares exigentes e às suas posses uma receita comum na região.

    O bucho pode servir-se quente ou frio, como prato de uma refeição principal, ou como simples merenda.

    fonte: memoriamedia.net

Outras Especialidades